1. Os interessados em submeter resumo(s) de seu(s) trabalho(s) para seleção e posterior apresentação na 49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019), evento que acontece de 2 a 5 de maio de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, SP, Brasil, devem preencher a ficha de inscrição com os dados do(a) autor(a) responsável e o resumo do trabalho no site www.jpr2019.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos, até 7 de janeiro de 2019, às 23h59 (horário oficial de Brasília).

2. Não serão aceitas inscrições de trabalhos por meio de fax, CD/DVD, pen drive, e-mail ou outro meio que não seja o sistema de submissão de trabalhos.

3. O(a) autor(a) responsável pela inscrição será o(a) encarregado(a) por receber todos os comunicados relativos aos Painéis e Temas Livres da JPR 2019 enviados pela organização do evento e repassá-los aos demais autores(as) do trabalho.

4. Somente o(a) autor(a) responsável poderá editar o conteúdo do resumo ou solicitar o cancelamento de sua submissão.

5. O(a) autor(a) responsável poderá editar o resumo submetido até o dia 7 de janeiro de 2019, às 23h59 (horário oficial de Brasília), por meio do sistema de submissão de resumos. Alterações de texto ou título do resumo, assim como alterações nos nomes dos autores e cancelamento de submissão não serão permitidas após essa data.

6. Se a submissão de um resumo precisar ser cancelada, ela deverá ser feita pelo(a) autor(a) responsável até o dia 7 de janeiro de 2019, às 23h59 (horário oficial de Brasília). O cancelamento da submissão deve ser feito pelo site www.jpr2019.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos. Ressaltamos que ao submeter um resumo de trabalho à JPR 2019, o(s) autor(es) assume(m) o compromisso de apresentar o trabalho no evento caso ele seja aprovado.

7. O resumo deverá ser redigido em Inglês e, também, em um segundo idioma a ser escolhido dentre os listados abaixo:
      a) Português
      b) Espanhol
Resumos redigidos em idiomas diferentes dos indicados nesse regulamento não serão aceitos para este evento.

8. No espaço designado “Nome dos Autores”, o registro dos nomes deve ser efetuado na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes. Exemplo: o nome Carlos Aguiar Nogueira seria grafado como NOGUEIRA, C. A.

9. Não é permitida a divulgação de conteúdo promocional ou comercial no conteúdo do trabalho.

10. É proibido mencionar no resumo do trabalho o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam ou qualquer outro dado que indique ou sugira a autoria do trabalho, seja no título, no corpo do resumo ou nas imagens do trabalho. Caso essa menção seja essencial, deve-se substituir o nome em questão por XXX ou XXX ou XXX (Ex: Revisão de 48 Casos de Tumores Orbitários do Instituto XXX de Medicina da Instituição XXX). Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

11. A identidade do(a) paciente deve ser preservada. Nenhum dado que permita sua identificação poderá ser apresentado. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

12. Só serão aceitos resumos de trabalhos que tenham relação ou interesse à Radiologia e ao Diagnóstico por Imagem. Os que não atenderem a esses pré-requisitos serão desclassificados.

13. O(a) autor(a) deve classificar seu trabalho em uma categoria, uma área e em um tipo de estudo, conforme descrito a seguir.

    13.1. Categoria: define o formato em que o(a) autor(a) deseja apresentar o seu trabalho. As categorias a serem escolhidas são as seguintes:

      01. Painéis Impressos (PI) – exibição de pôster impresso.
      02. Painéis Digitais (PD) – exibição em computadores por meio de arquivo digital.
      03. Temas Livres (TL) – apresentação oral durante as aulas. Atenção: para esta categoria somente serão aceitos trabalhos originais.

    13.2. Área: Por “área” entende-se a subespecialidade da Radiologia e Diagnóstico por Imagem à qual o trabalho se enquadra. As áreas nas quais o(a) autor(a) deve classificar seu trabalho são as seguintes:
      01. Abdominal/Trato Digestório
      02. Abdominal/Trato Geniturinário
      03. Cabeça e Pescoço
      04. Cardiovascular
      05. Ensino
      06. Física / Controle de Qualidade
      07. Informática / Gestão
      08. Intervenção
      09. Mama
      10. Medicina Fetal
      11. Medicina Nuclear
      12. Neurorradiologia
      13. Pediatria
      14. PET-CT
      15. Sistema Musculoesquelético
      16. Técnicas Radiológicas
      17. Tórax
      18. Ultrassonografia
      19. Radiologia Veterinária

Caso o(a) autor(a) inscreva o trabalho numa área que não corresponda àquela a qual o resumo pertence, o mesmo poderá ser redirecionado pela Comissão de Painéis e Temas Livres para a área correspondente.

    13.3. Tipo de Estudo: O(a) autor(a) deve indicar qual o tipo de estudo utilizado para o desenvolvimento do trabalho, conforme as opções a seguir:         01. Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da ciência médica. Este trabalho deve permitir que outros investigadores ou profissionais especializados possam repetir as observações descritas e julgar os resultados e conclusões do(s) autor(es), bem como verificar a exatidão do método de análise, da discussão e dedução das conclusões. Deve-se referir o modo de escolha da amostra estudada e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados.
        02. Relato de Caso: descrição sumária de caso(s) especial(is), que, pela sua raridade ou extraordinário interesse informativo para a coletividade, transcende(m) o paciente individual. Os Relatos de Caso somente poderão ser inscritos na categoria Painéis Digitais (PD).
        03. Ensaio Pictórico: ensaio que transmite mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal o ensino complementar de especialistas.
        04. Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o(a) autor(a) trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores. Coleta-se material, realiza-se análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.

14. O(a) autor(a) deve preencher todos os campos que equivalem ao resumo do trabalho. No total, esses campos devem conter no máximo 350 palavras. Os campos do resumo irão variar de acordo com o Tipo de Estudo selecionado, conforme abaixo:

    Trabalho Original
        a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
        b) Material(is) e método(s)
        c) Resultados e discussão
        d) Conclusões

    Relato de Caso
        a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
        b) História clínica
        c) Discussão e diagnóstico
        d) Conclusões

    Ensaio Pictórico
        a) Introdução e objetivo(s)
        b) Método(s)
        c) Discussão
        d) Conclusões

    Revisão de Literatura
        a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
        b) Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
        c) Discussão
        d) Conclusões

15. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Mas, devem ser citadas na apresentação durante a JPR 2019.

16. Termo(s) que possua(m) abreviação conhecida pode(m) ser abreviado(s) após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Sistema Nervoso Central (SNC), Tomografia Computadorizada (TC), Imagem por Ressonância Magnética (IRM), Ultrassonografia (US), etc.

17. O(a) autor(a) de Trabalhos Originais deve informar se o trabalho possui registro no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde). Caso o trabalho tenha o registro, o(a) autor(a) deve mencionar o número do registro no ato da inscrição do resumo.

18. O(a) autor(a) deve submeter um arquivo único em formato PDF com até cinco figuras/slides com legendas relacionadas ao trabalho, podendo conter imagens, tabelas e/ou gráficos. A(s) figura(s) contida(s) nesse arquivo deve(m) ser originais, ou seja, não poderão ser extraídas da literatura ou de trabalhos de autoria de terceiros.

19. O(a) autor(a) responsável poderá acompanhar no site da JPR 2019 informações sobre a aprovação, ou não, do resumo de trabalho inscrito.

20. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 8 de fevereiro de 2019. Caso haja necessidade de alteração da data de divulgação, a Comissão de Painéis e Temas Livres compromete-se a divulgar previamente a nova data no site do evento (www.jpr2019.org.br).

21. Eventuais despesas associadas à apresentação dos trabalhos são de responsabilidade dos autores

22. Todo trabalho aprovado para apresentação na JPR 2019, seja na categoria Painel Impresso, Painel Digital ou Tema Livre, deve ser preparado em formato PowerPoint e enviado à Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) até o dia 18 de março de 2019 (mais informações no item 31).

23. Essa apresentação em PowerPoint não possui número mínimo de slides, mas deve conter no máximo 30 slides. O conteúdo deve ser elaborado de forma que os participantes possam ler as apresentações, estudá-las, compreendê-las e aprender com isso de forma independente, durante a JPR 2019 ou posteriormente.

24. O(a) autor(a) deve declarar em um dos slides iniciais da apresentação se possui algum conflito de interesse. Caso haja, deve informar qual o conflito.

25. No caso de trabalhos inscritos na categoria Painel Impresso (PI), o último slide do arquivo PowerPoint deve ser uma imagem panorâmica do pôster (layout similar ao do pôster que será exibido durante o evento).

26. Trabalhos de Revisão de Literatura e Ensaio Pictórico devem ser compostos de imagens originais. Não serão aceitos trabalhos em que todas, ou a maioria das imagens forem extraídas da internet, livros, revistas científicas, etc.

27. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.

28. O(a) autor(a) deve mencionar na apresentação de seu trabalho, seja ele Painel Impresso, Painel Digital ou Tema Livre, se possui registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde).

29. Autoria com Responsabilidade: todos os trabalhos aprovados para apresentação na JPR 2019 devem conter a(s) contribuição(ões) de cada autor(a) para realização do trabalho, no fim do texto, após a bibliografia. (Exemplos: idealização, levantamento de casos e bibliográfico, revisão de texto, etc., vide o modelo usado na Radiology). Essa citação deve ser feita apenas na versão final do trabalho, enviada à SPR para apresentação na JPR. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.

30. O tamanho máximo do arquivo PowerPoint do trabalho deve ser de 30 Megabytes.

31. A apresentação em PowerPoint do trabalho deve ser obrigatoriamente entregue à SPR por duas vias:

      01. Por meio do sistema de submissão de trabalhos, localizado no site www.jpr2019.org.br.
      02. Por meio de empresas de transporte de correspondência como Correios, DHL, Fedex etc., para o seguinte endereço: Av. Paulista, 491, cjs. 31/32, CEP 01311-000, São Paulo, SP, Brasil. No caso desse sistema de entrega, a apresentação deverá ser gravada em CD ou DVD. Esse CD/DVD deve estar identificado com as seguintes informações no disco e na capa do mesmo:
   • Código do trabalho que foi gerado no ato da submissão do resumo.
   • Título do trabalho, conforme registrado no sistema de submissão do resumo.
   • Área em que o resumo foi inscrito.
   • Categoria em que o trabalho será apresentado no evento (Painel Impresso, Painel Digital ou Tema Livre).
   • Nome do(a) autor(a) principal, conforme registrado no ato da submissão do resumo.
   • Contato do(a) autor(a) principal.
   A ausência da identificação e demais dados pode desclassificar o trabalho.

32. O CD/DVD enviado por meio de empresas de transporte de correspondência deve ter o frete e os demais tributos pagos pelo remetente no ato da postagem. As correspondências que não forem enviadas nessas condições não serão recebidas pela SPR.

33. O(a) autor(a) não poderá realizar a troca do arquivo após envio à SPR.

34. Caso o(a) autor(a) não envie a apresentação em PowerPoint de seu trabalho até a data estipulada no item 22 deste regulamento, 18 de março de 2019, ele(a) sofrerá penalidades que variarão de acordo com a categoria do trabalho, conforme descrito a seguir:

   35.1. Painel Impresso (PI):
      a) O pôster poderá ser exposto no evento, porém não será avaliado pela comissão julgadora da JPR 2019;
      b) A versão digital do trabalho (PowerPoint) não será apresentada na JPR 2019.
   35.2. Painel Digital (PD):
      a) O trabalho não será apresentado na JPR 2019, sendo automaticamente desclassificado.
   35.3. Tema Livre (TL):
      a) O tema livre poderá ser apresentado oralmente na JPR 2019, porém não será avaliado pela comissão julgadora da JPR 2019.
      b) A versão digital do trabalho (PowerPoint) não será apresentada na JPR 2019.

35. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados durante a JPR 2019 de acordo com as características da categoria em que foram inscritos por seus autores ou de acordo com a categoria para a qual foram direcionados pela Comissão de Painéis e Temas Livres. As características de apresentação de cada categoria são as seguintes:

   01. Painel Impresso (PI): Trabalho apresentado em formato de pôster impresso na área de exposição de Painéis Impressos da JPR 2019. O pôster deve ter como medida padrão 0,90m de altura por 1,90m de largura. Não devem ser utilizadas hastes de madeira ou barras de sustentação, pois os pôsteres deverão ser colados com fita adesiva de dupla face na área de exibição do evento. O pôster deve ser instalado por seus autores no primeiro dia do evento, quinta-feira, 2 de maio, das 8h às 12h. Antes de instalar o pôster, o(a) autor(a) deve se identificar na Secretaria de Painéis e Temas Livres, localizada na área de exibição, onde ele(a) será orientado(a) sobre o local correto da instalação. A retirada deve ser feita no domingo, 5 de maio, das 10h às 13h. A organização não se responsabilizará por trabalhos não retirados ao fim do evento. Os Painéis Impressos também terão sua versão digital (PowerPoint) disponível para acesso dos participantes da JPR 2019 nos computadores da seção de Painéis Digitais. Serão utilizados nessa exibição os arquivos previamente enviados à SPR pelo(a) autor(a).

   02. Painel Digital (PD): Trabalho apresentado em formato digital (PowerPoint) na seção de Painéis Digitais da JPR 2019. Será utilizado nessa exibição o arquivo previamente enviado à SPR pelo(a) autor(a).

   03. Tema Livre (TL): Trabalho apresentado oralmente nas salas de aula da JPR 2019. O(a) autor(a) terá oito (8) minutos de apresentação, seguidos de dois (2) minutos para discussão e esclarecimentos (exceto nos casos em que o coordenador de curso altere o tempo previamente acertado). O tempo de apresentação é improrrogável. O(a) apresentador(a) deverá levar ao evento uma versão em PowerPoint do trabalho gravada em pen drive e instalá-la em um dos Mídias Desk com pelo menos uma hora de antecedência ao início de sua apresentação. O(a) apresentador(a) do Tema Livre não precisa ser o primeiro autor do trabalho, porém, é necessário que ele(a) esteja inscrito na JPR 2019. Os Temas Livres também terão sua versão digital (PowerPoint) disponível para acesso dos participantes da JPR 2019 nos computadores da seção de Painéis Digitais. Serão utilizados nessa exibição os arquivos previamente enviados à SPR pelo(a) autor(a).

   04. Painel Comentado: Trabalhos Originais que tiveram seus resumos melhor pontuados na fase classificatória para a JPR 2019 podem ser convidados para uma apresentação comentada na Seção de Painéis Comentados, em horário pré-definido pela organização da JPR 2019. O(a) apresentador(a) deverá levar ao evento uma versão em PowerPoint do trabalho gravada em pen drive e instalá-la na Secretaria de Painéis com pelo menos 20 minutos de antecedência ao início da sessão de apresentação. O(a) apresentador(a) do Painel Comentado não precisa ser o primeiro autor, porém, é necessário que ele esteja inscrito na JPR 2019.

36. Todos os arquivos em PowerPoint dos trabalhos aprovados enviados previamente à SPR serão inseridos nos computadores da Seção de Painéis Digitais da JPR 2019.

37. Não haverá acesso do usuário à CPU dos computadores da Seção de Painéis Digitais, da mesma forma esses computadores não estarão conectados à Internet, o que impede a possibilidade de cópia ou envio de material por e-mail.

38. Todos os trabalhos aprovados, independente da categoria, devem ter no mínimo um(a) responsável inscrito(a) na JPR 2019.

39. O certificado de apresentação do trabalho estará acessível em versão digital no site www.jpr2019.org.br, 15 dias após a realização do evento. A SPR não fornece o certificado impresso.

40. Após a JPR 2019, a versão digital dos trabalhos aprovados será publicada na Área Restrita do site da SPR (www.spr.org.br), com acesso exclusivo a membros da SPR. Ao inscrever seu trabalho o(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) deste modo de apresentação posterior à JPR.

41. As imagens publicadas terão resolução mínima para visualização em tela/web, o que impede o uso indevido ou malicioso em publicações ou periódicos impressos ou ainda divulgados pela web.

42. O e-mail do(a) autor(a) responsável pelo trabalho será divulgado no suplemento especial, “JPR 2019 – Painéis e Temas Livres” para eventuais trocas de informações.

43. Outros casos não mencionados nesse regulamento serão decididos individualmente pela Comissão de Painéis e Temas Livres da JPR, conforme a necessidade.